Principais Uvas
Das escuras e intensas às suaves, existe uma grande variedade de uvas na produção dos vinhos pelo mundo. Você já deve ter ouvido por aí nomes como Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir, certo ? Conheça os oito tipos de uvas mais conhecidos.
TINTOS
- CABERNET SAUVIGNON
É uma uva tinta oriunda do cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. Se adapta bem a diferentes terroirs e possui melhor expressão em climas moderados ou quentes, o que confere ao vinho equilíbrio, coloração profunda, muito tanino e acidez e aromas intensos, como o de frutas negras (groselha preta, cereja preta) e notas herbáceas (pimentão, menta).
- CARMENÉRE
Originária de Bordeaux, na França, é uma das mais conhecidas na produção de vinho tinto. Com aroma frutado, delicado de taninos aveludados e amigáveis. Encontrou no Chile, seu terroir perfeito e hoje é a uva ícone do país andino. Atinge seu ápice em climas mais quentes e ensolarados, refletindo em um vinho com coloração profunda, taninos presentes, mas macios e notas de frutas negras (amora) e especiarias (pimenta preta).
- MALBEC
Traz ao paladar um sabor intenso, aveludado, com um final de boca levemente frutado e aromas de frutas vermelhas e negras, em especial notas de ameixa. Apesar de sua origem francesa, se tornou a uva mais cultivada na Argentina, importante na produção de vinhos tintos de qualidade superior.
- MERLOT
Uma das uvas mais utilizadas para a produção de vinho no mundo, é menos ácida, tem aroma perfumado é conhecida por ser bastante macia, seus taninos estão sempre integrados com a fruta, facilmente encontrado como monovarietal, mas também é bastante utilizada em “blends”, especialmente na região de Bordeaux na França.
- TEMPRANILLO
É uma variedade com corpo médio, dá origem a vinhos que contrastam sabores frutados, rústicos e herbais, especialmente na Espanha, sua terra natal. Grande parte dos aromas e sabores presentes nos vinhos desta uva são provenientes do envelhecimento em madeira, o que garante taninos mais macios e integrados e notas de especiarias doces.
BRANCOS
- CHARDONNAY
Entre as uvas brancas, a Chardonnay é considerada uma das mais potentes, com o corpo intenso. Se adapta bem nos mais variados climas, resultando em diferentes expressões. Apresenta aromas como frutas brancas, ervas, especiarias, mineralidade e cremosidade (quando envelhecido em barrica). Se adapta bem nos mais variados climas, resultando em diferentes expressões.
- SAUVIGNON BLANC
De origem francesa, a Sauvignon Blanc é uma casta muito aromática e apresenta muito frescor, que pode variar desde aromas tropicais (abacaxi e maracujá) nas regiões mais quentes, e aromas cítricos e herbáceos (limão siciliano, pimentão verde, aspargos) em localidades mais frias.
- GRENACHE BLANC
Variedade de uva para vinho branco relacionada à uva vermelha Grenache. É encontrado principalmente nas misturas de vinho do Ródano e no nordeste da Espanha. Seus vinhos são caracterizados por alto teor alcoólico e baixa acidez, com notas cítricas e / ou herbáceas.
- RIESLING
Riesling é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França, Alemanha e Áustria. Produz vinhos de alta qualidade. Possui também a espécie Vitis Riesling Rosae, mais chamada de Uva Rosada, usada na produção de vinhos rosé.
- PINOT GRIS
Pinot gris é uma uva rosada da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França. Apesar da cor escura da uva, a pinot gris é usada para produção de vinhos brancos. Gris significa cinza, em francês.