Principais Regiões
Uma mesma uva, quando plantada em diferentes localidades, pode resultar em bebidas com características muito distintas. Por isso, a escolha entre países e regiões é importante. As principais regiões produtoras se dividem basicamente assim:
VELHO MUNDO
No Velho Mundo, incluem-se a Europa, alguns países da Ásia Ocidental e o norte da África. Seus métodos de vinificação são mais tradicionais e seguem leis rigorosas, preservando a autenticidade dos vinhos.
- ESPANHA
É o país com a maior área de vinhedos plantados no mundo e uma grande amplitude térmica que garante diferentes terroirs. Conta com mais de 60 denominações de origem locais, e verietais como Tempranillo, Garnacha e Verdejo.
- FRANÇA
É o principal produtor de vinhos do mundo, e a terra de origem de muitas das principais uvas viniferas, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Syrah. Além disso, há um grande número de regiões com seus próprios métodos de vinificação, como Bordeaux, Champagne, Borgonha e Provence.
- ITÁLIA
É também um dos principais produtores e exportadores de vinhos do mundo. A tradição é tamanha que, na Itália, é possível encontrar vinícolas em quase todas as regiões. Entre suas principais uvas estão Sangiovese, Nebbiolo, Lambrusco e Corvina.
- PORTUGAL
O país é responsável pela produção de grandes clássicos como os Vinhos do Porto e Vinho Verde, e os vinhos das regiões do Alentejo, Dão e Douro. Na “terrinha” são cultivadas quase 350 castas diferentes, que dão origem a vinhos complexos e marcantes.
NOVO MUNDO
Fazem parte do chamado “Novo Mundo” todo o continente norte e sul-americano, parte da Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e a África do Sul. São regiões que utilizam tecnologias e novas técnicas no processo de vinificação.
- ARGENTINA
A Argentina é o principal país produtor da América Latina. Mendoza, região responsável por 80% da produção de todo o território, faz o país sul-americano ter reconhecimento mundial na arte da apreciação de vinhos. Já na região da Patagônia Argentina destaca-se a produção de Pinot Noir.
- BRASIL
Todos os dias, o Brasil tem aperfeiçoado seus métodos de vinificação e produzido rótulos ricos e premiados. Com isso, o país vem conquistando sua própria identidade no mundo dos vinhos.
- CHILE
Com forte produção de vinhos tintos, o Chile também faz parte do grupo dos principais produtores de vinhos no mundo. Os diferentes estilos provenientes do Chile são capazes de agradar a maior parte dos paladares.
- URUGUAI
O país sul-americano, vizinho do Brasil, conta com ampla produção de vinhos em 16 de seus 19 Estados. Suas principais regiões são Canelones, Montevideo, Colonia e San Jose.
- ESTADOS UNIDOS
Responsáveis pela elaboração de alguns dos vinhos brancos e tintos mais reverenciados em todo o mundo. O prestígio dos vinhos norte-americanos se dá pelo salto qualitativo das técnicas de vinificação que ocorreram no decorrer dos anos e pela influência da crítica especializada ao avaliar os exemplares do país.
A grande produção de vinhos está concentrada na Costa Oeste do país, principalmente na região da Califórnia, mas também em Washington e Oregon.
- ÁFRICA DO SUL
Um dos países que mais se destacou nos últimos anos por seus vinhos cheios de personalidade. As vinhas são cultivadas no país com muito sucesso há séculos e os rótulos sul-africanos combinam classe e elegância com toda riqueza presente nos vinhos do Novo Mundo.
Com clima mediterrâneo, uma ampla diversidade de solos e influência dos oceanos Índico e Pacífico, as regiões vinícolas da África do Sul proporcionam condições ideais para elaborar vinhos únicos e marcantes. Além disso, o solo localizado no extremo sul do país é considerado um dos mais antigos do mundo, responsável pela formação de um exuberante ambiente natural.