google-site-verification: googleabab9a7f4790b617.html

O charme dos Destilados

Gim ou gin é uma bebida destilada à base de cereais, com sabor semelhante ao uísque. Passa por um processo de infusão com uma fruta chamada zimbro e cereais neutros. Tem teor alcoólico entre 37,5% e 50%, dependendo da marca. O processo pós-destilação é que confere as características específicas do sabor, do aroma, da textura e da cor da bebida. O gim é conhecido por ser um aguardente aromático.

No começo do século XVII o médico holandês Francisco De La Boe estava em busca de um remédio que pudesse combater com eficiências as crises renais. Por conter propriedades capazes de combater o mal, o zimbro foi a matéria-base escolhida. Não resultou em bons resultados aos pacientes.

Porém, alunos da faculdade de Leyden, a 35 km de Amsterdam, testemunhavam o nascimento de uma das bebidas mais populares do planeta. Embora tenha surgido na Holanda, foram os ingleses quem popularizaram a bebida. Soldados britânicos de volta para casa após batalhas na Holanda levaram o Gim na bagagem e o destilado logo caiu no gosto geral. Tanto que os ingleses passaram também a produzir e hoje os gins ingleses são considerados os mais famosos do mundo. A medida em que a bebida ganhava o planeta, principalmente nos tempos das grandes navegações, recebia novos ingredientes e novas infusões de especiarias.

Apesar de ter a produção iniciada na Holanda, hoje a bebida é feita  em outros países, incluindo o Brasil, com algumas experiências envolvendo a cana-de-açúcar como fornecedora do álcool base. O Gin, a exemplo da Vodca não passa por nenhuma madeira. Porém, principalmente no Brasil, algumas experiências de finalização em tonéis de madeira, como Carvalho e amburana, vêm agradando aos amantes da bebida. A graduação alcoólica do Gim varia de acordo com o país de origem. Pode ficar entre 40% e 50%.

Como vimos, o Gin não tem uma pátria definida, como o Cognac, o Tequila, o Champagne e a nossa Cachaça. O Gin pode ser feito em qualquer lugar onde possa se encontrar o zimbro, especiaria obrigatória da bebida.

Tipos de Gin

  • London Dry Gin: É o tipo de gin mais conhecido no mundo. Na destilação recebe infusão de ingredientes aromáticos como o zimbro (obrigatório por lei), semente de coentro, entre outros. A bebida não pode receber adoção de essências, nem de adoçantes.
  • Genebra: Produzido nos Países Baixos, geralmente é incolor, mas também pode ter a cor-de-palha, por conta da adição de caramelo, permitido em sua composição. É destilado quatro vezes seguidas.
  • Plymouth Gin: Produzido na cidade de Plymouth, no Sul da Inglaterra. Traz um sabor marcante entre o amadeirado e o terroso, com menor predominância do zimbro.
  • Sloe Gin: Semelhante a um licor, tem a cor avermelhada e bastante adocicado, por conta da infusão de ameixas e outras frutas vermelhas. A infusão no caso deste tipo de gin, é feito depois da destilação.
  • Steinhager: Versão alemã do Genebra. Trata-se de um destilado de vegetais aromáticos, o digestivo é famoso por ser consumido em larga escala na Holanda.
  • Old Tom Gin: Ancestral do London Dry, tem adição de açúcar na composição final e tem o sabor que lembra a Genebra.

Se você curte tomar um bom drink para descontrair durante um encontro com a família ou amigos, ou para relaxar após uma longa jornada de trabalho, provavelmente já deve ter ouvido falar do novo queridinho dos bartenders: o Gin.

Apesar de ser considerada uma das bebidas destiladas mais antigas fabricadas pelo homem, o Gin reapareceu nos cardápios de drinks de bares e restaurantes de todo o Brasil como a opção favorita para quem quer provar algo clássico, mas diferente.

Mas por que o Gin voltou a ser, novamente, o centro das atenções quando o assunto é Drink?

Apesar de ter sido uma bebida de grande sucesso na década de 80, o Gin caiu em ostracismo com a chegada dos anos 90 e 2000 e a busca por bebidas mais práticas e prontas para beber. O que trouxe esse clássico de volta para as prateleiras de todo o país – e também no mundo – foi exatamente a sua sofisticação, que fez com que a geração de 90 abandonasse a bebida.

Por volta de 2007, os renomados chefs de cozinha europeus optavam por finalizar sua jornada de trabalho em dias muito quentes com uma grande taça de Gin Tônica com bastante gelo. Ao encontrarem a forma perfeita de saborear essa bebida, devolveram algumas receitas ao cardápio de drinks e o sucesso foi instantâneo.

Quem acredita ser fácil preparar uma boa taça de Gin Tônica, por exemplo, não sabe que existem regras e técnicas específicas para montar um bom cocktail. Como são saborosos e marcantes, o desafio de se encontrar um bom drink com Gin se tornou tão empolgante quanto tomar uma boa cerveja ou uma taça de vinho especial.

Sabores de Gin

Separamos alguns exemplos abaixo:
  • Clássico: é seco e com sabor predominante do zimbro. Apresenta toques cítricos e picantes.
  • Cítrico: seu sabor tem notas de laranja, tangerina, limão ou grapefruit.
  • Aromático: a presença das especiarias é bem forte. Pode ter notas de canela, coentro, cardamomo e noz-moscada.
  • Herbal: o forte dessa receita é o sabor de ervas como o tomilho, a hortelã, o alecrim e o manjericão.
  • Floral: desenvolvido com aromas de flores e frutos como a flor de uva verde, o cassis, a violeta e o jasmin.

× Me tira uma dúvida ?